"Não precisamos ser os salvadores do mundo! Somos simplesmente seres humanos, envoltos em fraqueza e esperança, chamados a nos unir para mudar o nosso mundo, um coração de cada vez!" - Jean Vanier, em Despertar do ser.

4 de outubro de 2012

Novo semestre, novo gás, novo fórum!


Após um período de recesso, o De Jovem pra Jovem retornou às atividades nesse fim de semana, dias 29 e 30 de setembro, com o 5º Fórum. Com um cronograma renovado e novas atividades e dinâmicas incorporadas, a equipe se sentiu mais confiante quanto à sua integração.
Bruno Moreno/Torto diz que esse fórum foi diferente por diversas razões. Uma delas, é que foi o fórum que contou que menos gente (apenas 20 selecionados do Colégio Carmo), mas isso não foi motivo para que ele fosse feito com menos afinco. Pelo contrário, a equipe DJPJ convidou estudantes da UFV que já tinha demonstrado interesse no projeto a participar junto com a turma - e isso foi um diferencial.
Mayra Temponi salienta que esse fórum impactou os jovens de uma maneira muito mais profunda. "Colocamos eles para refletir sobre o papel que tem na sociedade, sobre eles mesmos - quem são, o que querem, o que pensam para o futuro. " Ana Luíza concorda e acrescenta que "foi mais trabalhado o auto-conhecimentos dos alunos; o conhecer e o admirar o próximo, para poder trabalhar junto."


Enfim um time
Sem dúvida alguma, o ponto alto desse quinto fórum foi a integração entre os membros da equipe do DJPJ. Com uma maior sintonia entre todos, Ana Luíza disse que nesse fórum sentiu que houve uma maior aproximação do entendimento do que é um time. "Vários problemas apareceram, mas a gente resolveu como se eles não fossem problemas. Foi super harmônico", declara, contente.

Dinamizando
Depois da chuva de ideias que todos os membros do DJPJ obtiveram em seus workshops, congressos e cursos, novas dinâmicas foram inseridas, de modo que o fórum ficasse ainda mais interativo. Como destaques, no primeiro dia, as dinâmicas dos crachás e do coração levaram à interiorização dos alunos em si próprios e da percepção do papel de transformadores de si e da sociedade, por meio dos projetos sociais.
Já no segundo dia, o Word Café foi a solução encontrada para a oficina de criação de ideias. Por meio dessa dinâmica, os alunos puderam perceber que ideia era a mesma e construir coletivamente o esboço do projeto - que continuará sendo trabalhado durante essas mais três semanas, por meio das oficinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário