"Não precisamos ser os salvadores do mundo! Somos simplesmente seres humanos, envoltos em fraqueza e esperança, chamados a nos unir para mudar o nosso mundo, um coração de cada vez!" - Jean Vanier, em Despertar do ser.

Quem Somos

Acreditamos que o envolvimento de jovens com drogas é consequência de falhas estruturais na sociedade, que desvaloriza o jovem e acaba com seus sonhos. Sendo assim nosso projeto não é simplesmente mais um programa de combate às drogas, nós acreditamos que o problema se amenizará quando essa realidade mudar. Por isso, buscamos atingir o problema pela raiz acreditando no potencial do jovem de hoje, capaz de transformar essa realidade!

Nosso projeto visa despertar multiplicadores de mudança que irão contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária, coletiva e em paz. Com isso esperamos não só diminuir o envolvimento de jovens com drogas, mas também promover uma mudança na sociedade que se torna cada dia mais necessária.

Paramos para pensar: Porque os jovens de hoje ainda se envolvem com drogas mesmo sabendo todo o mal que elas causam? Chegamos à seguinte conclusão:
Alguns jovens se envolvem por se sentirem inseguros quanto ao seu jeito de ser. Eles tem medo de não serem aceitos como são. A droga é um meio de afirmar uma personalidade que o inserirá em algum grupo. Nesse ponto o De Jovem pra Jovem atua valorizando-o como ele é, acreditando no jeito de ser e nas habilidades de cada um e criando um sentimento de coletividade nos participantes para que eles saibam aceitar as diferenças.

Outros jovens se envolvem por não terem uma família estruturada, assim, mais uma vez a droga dá ao jovem a sensação de pertencimento que lhe falta. Nesse ponto o De Jovem pra Jovem ajuda pois o jovem passa a fazer parte de um momento histórico que vem acontecendo no Brasil todo: cada vez mais tem surgido jovens ativistas que, conectados, agem transformando realidades.

Já outros se envolvem por não terem boas condições de vida. Sendo vítimas da desigualdade social e da pressão exercida pelo consumismo acabam utilizando a droga como rota de fuga da realidade ou como meio de “subir na vida”. O De Jovem pra Jovem também ajuda pois colocaremos em pauta as questões inseridas nessa realidade: violência contra mulher, desigualdade social, desigualdade de gênero, desemprego, más condições de moradia, saúde, educação, etc. Juntos, discutiremos formas práticas de solucionar ou amenizar problemas como estes que estiverem presentes na vida ou na comunidade dos jovens participantes do projeto.

Ao final da capacitação oferecida pelo De Jovem pra Jovem esperamos que o jovem saia como protagonista de sua realidade, acreditando em si mesmo e capaz de promover mudanças e melhorias ao seu redor. Esperamos também que ele saia motivado a disseminar tudo que aprenderá no projeto.

Para tudo isso o De Jovem pra Jovem oferecerá fóruns e oficinas dinâmicas e divertidas, nas quais será estimulado o pensamento crítico, o sentimento de coletividade e o trabalho em equipe. Também ensinaremos metodologias que tornarão o jovem apto a desenvolver e executar projetos e ações sociais. Além disso, eles serão assessorados para que ao fim do programa tenham pelo menos um projeto estruturado pronto para ser colocado em prática.

O sucesso do projeto dependerá da vontade de cada jovem em tornar nosso mundo um lugar melhor e é por isso que acreditamos que tudo vai dar certo!


Contato da equipe

Alexandre Quintão
https://www.facebook.com/ale.djpj
Ana Luíza Farage
https://www.facebook.com/ana.djpj
Bruno Moreno
https://www.facebook.com/bruno.moreno.585
Esther Dulci
https://www.facebook.com/esther.djpj
Isabela Castro
https://www.facebook.com/isa.djpj
Mariana Tiso
https://www.facebook.com/mel.djpj
Mayra Temponi
https://www.facebook.com/mayratemponi
Rafaela Alves
https://www.facebook.com/rafaela.alves.3152

Nenhum comentário:

Postar um comentário