"Não precisamos ser os salvadores do mundo! Somos simplesmente seres humanos, envoltos em fraqueza e esperança, chamados a nos unir para mudar o nosso mundo, um coração de cada vez!" - Jean Vanier, em Despertar do ser.

23 de maio de 2012

Oficinas: hora de por as idéias no papel!

O De Jovem Pra Jovem consiste em fóruns – em que pensamos uma realidade que não gostamos e queríamos mudar –; oficinas cujo foco é o planejamento dessas ações; e assessorias, quando solucionamos dúvidas que podem ocorrer à medida que o projeto de nossos jovens vai se desenvolvendo.  

Sendo assim, já estamos na segunda etapa com a segunda turma, alunos das escolas Dona Nanete, Raul de Leoni, Anglo e Padre José Francisco. (:
Na primeira oficina, eles se depararam com os desafios que um projeto social pode enfrentar e criaram um plano de ação. Organiza-se idéias, percebe-se a viabilidade delas, formula-se atividades com objetivos específicos.

 

Em seguida, a próxima oficina discutiu o problema que é abordado no projeto: o uso de drogas. Uma questão que já foi levantada de cara é a diferença entre “uso”, “uso abusivo” e “dependência química”. Os efeitos que elas podem causar no corpo também foi debatido, a nível hormonal, cerebral, físico e social. Não menos importante, é em relação às questões sociais e as conseqüências do uso abusivo perante pessoas próximas.

A terceira oficina ficou responsável por salientar a importância do respeito e da convivência. A idéia é que se estreitasse o laço entre os participantes e que estes se preparem com estratégias e soluções para situações inesperadas.

Cada oficina tem papel fundamental para a concretização do projeto. E hoje, há pouco, discutimos a importância da mídias sociais. O que elas representam, as maneiras como podem ser utilizadas -quanto à viabilidade, alcance, funções específicas.

Essa oficina, diferentemente das outras, tem um caráter mais direto, já que dá início a prática, exigindo da turma, articulação interna, repasses, criação de perfis nas redes e divulgação externa. 

A simples aplicação desses fatores traz ao grupo a noção das dificuldades, das estratégias que deram errado e principalmente das que deram certo e devem ser levadas adianta. O Recriandomundo vai, agora, dar seus primeiros passos. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário