"Não precisamos ser os salvadores do mundo! Somos simplesmente seres humanos, envoltos em fraqueza e esperança, chamados a nos unir para mudar o nosso mundo, um coração de cada vez!" - Jean Vanier, em Despertar do ser.

5 de junho de 2012

Outros jovens, um outro fórum


Com maior número de alunos participantes, o terceiro fórum do projeto De Jovem Pra Jovem foi um sucesso! Mudanças foram realizadas a partir da opinião daqueles que participaram da segunda edição. O número de dinâmicas foi maior, atividades ao ar livre ocorreram todo o tempo e uma maior interação ocorreu entre todos os jovens.


Interação tal que nem para o aniversário eles ligaram, comemoraram com a equipe do DJPJ. Foi o caso de Ítallo Augusto da Silveira, 14, do colégio CASB, que mesmo tendo a data do aniversário coincidindo com o segundo dia de fórum, não usou como desculpa para faltar ao evento. Em troca, ele recebeu da família do DJPJ um bolo, várias velas e o parabéns para você.


Para Mayra Temponi, responsável pelo desenvolvimento de estratégias para melhoria das atividades, optou-se por uma leve mudança de objetivo no fórum. “Decidimos que focaríamos mais no vínculo e em sermos mais dinâmicos porque a gente sentiu que no último fórum estava muito saturado. Tentamos pensar em estratégias em como transformar tudo o que a gente faz de uma forma mais dinâmica, visando a participação deles.”


Rafaela Alves, assistente social responsável pelo projeto, revela que o ponto alto desse terceiro fórum foi a forma com que foi abordada a discussão do projeto. “Estávamos testando formas de como construir a reflexão sobre o tema, testando fórmulas que achávamos que se encaixariam.” O resultado final – pelo menos por enquanto – foi focar ainda mais o debate.
Os jovens foram divididos em dois círculos, o de dentro e o de fora, e cada vez, um círculo tinha o direito de falar, enquanto isso, o outro só escutava o que era debatido. Dessa forma, um novo tipo de debate foi gerado em que todos falavam e escutavam, cada um na sua vez.


Outra novidade desse fórum foi a participação da palhaça Tedau como forma de controle do tempo da apresentação cultural que acontece entre o almoço e a segunda parte das atividades de domingo. Ana Luíza, uma das organizadoras do fórum e idealizadora da personagem explica a participação. “Quando a gente estava elaborando o fórum pensamos: gente, só trinta minutos para a esquete, vamos pensar com plaquinhas, mas palhaço não reage bem com isso.” A solução encontrada foi a palhaça autoritária dar as vezes da organizadora nem um pouco autoritária. (risos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário